[GTER] vlans, rstp, loop e vunerabilidades

Adriano Macedo adriano at mcinfor.com.br
Mon Sep 16 08:25:38 -03 2013

Olá caros amigos, gostaria de tirar algumas duvidas de vulnerabilidades nesse diagrama a baixo, a experiência que tenho e somente em pequenos provedores e teórica, gostaria de saber se em uma rede bem projetada isso não seria considerado como gambiarra. Como podem ver no diagrama tanto os links de transito quanto os links para os clientes utilizam o mesmo meio layer2 mas cada um em sua vlan, porta dedica no roteador de core e rstp ativado em todos os switches de nosso domínio. Minha principal duvida seria, digamos o que cliente da vlan 4 retire seu roteador de borda e coloque um switch sem rstp e feche um loop no mesmo, esse loop iria afetar toda a minha rede ou o switch de nosso domínio iria simplesmente desativar a porta destinada ao cliente, obrigado a todos.

 http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn2/v/1174495_509618285799605_1037783980_n.jpg?oh=a607902cca12f3951b5e16136892f7ed&oe=5236052B&__gda__=1379290047_6eaf4c7745b1f8b082b2f19f5ff9261d

Adriano Macedo