[GTER] IPs para Monitorar Link

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Sep 9 20:53:16 -03 2013

2013/9/9 Trainer Ubiquiti e Consultor Mikrotik <jhonnyp at hotmail.com>

> ips dns do google ja tive problemas,
> gostei da ideia do f.root-servers que justamente como o amigo lembrou é
> anycast, se ele ficar indisponível outro assumira,
> o que preciso é justamente monitorar se o link do meu cliente esta ativo.
> e não tinha me lembrado disso.

Você está tratando ativo como um estado sim/não, e na prática a coisa é
mais complicada. Um cliente de um backbone pode ficar sem acesso a alguns
determinados serviços populares e/ou críticos, mas estar com acesso a
outros.

Assim, para testar apenas o link, o ideal é um alvo no upstream,
preferencialmente na mesma região. Testar alcançabilidade global envolve
testar múltiplos alvos.

Rubens