[GTER] 2 ASes, mesmo roteador

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Sep 6 15:11:13 -03 2013

Uma gambiarra que você pode fazer é subir uma VM rodando um quagga como se
fosse o ASN dele.

Dessa VM você fecha eBGP com teu borda, e redistribui os anúncios dele para
teus UPstreams(*).
Isso fará com que as rotas cheguem aos UPstreams com o AS-Path correto.
(*)Lembre de:
   -Comunicar as operadoras que você é transito para o ASN e blocos dele.
   -Ajustar seus filtros para permitir que os anúncios passem para teus
UPstreams.

A parte da gambiarra é fazer com que os pacotes cheguem com destino aos
blocos deles vão para o roteador responsável pelas redes dele e não para
essa VM.
   Eu imagino que algumas rotas estáticas resolveram seu problema.
      Talvez seja necessário usa uma mascara maior.
   No pior dos casos você pode colocar uma PBR no incoming das interfaces
dos UPstreams com um set ip next hop x.x.x.x.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação