[GTER] Jumbo frames

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Fri Sep 6 09:59:19 -03 2013

Bom dia!

O principal problema de ligar Jumbo Frames acontece ao comunicar com
equipamentos que não tem os Jumbo Frames ligados.

Quando vai ocorrer essa comunicação, o IP precisa renegociar o tamanho
máximo de pacote daquela conexão; pra isso, é usado o PMTU, um protocolo
baseado em ICMP.

Na tua rede, em ambiente controlado, você pode ligar os Jumbo Frames (no
Switch e nas portas dos servidores) e resolver os possíveis problemas.
Por exemplo, em SAN iSCSI os Jumbo Frames são boa prática, mas também é
boa prática que essas redes sejam isoladas da LAN.

Existe ganho de performance na transferência, mas só é perceptível em
grandes volumes (> 1Gb), em arquivos pequenos existe sim o ganho, mas é
quase imperceptível (na faixa de poucos microsegundos).

Basta fazer as contas, um arquivo de 1Mb, para transferir em MTU de 1500
(desconta 40 bytes de IP+TCP, faz conta de padaria desconsiderando ACKs
e Handshake), precisa de 719 pacotes, para transferir em MTU de 9000
precisa de 118 pacotes, é menos uso de processamento em todas as
camadas. Mas se, para uma boa quantidade dos hosts, ele precisar
executar o PMTU, vai ter um delay inicial nessas transferências e usar
processamento, anulando o benefício inicial.

O maior problema de usar Jumbo Frames é ao comunicar com redes fora do
teu controle, onde o PMTU possa não funcionar. Se esses hosts forem
acessar alguma aplicação na Internet, existem muitos sites que bloqueiam
ICMP, impedindo o PMTU.

Os sintomas são os mais estranhos possíveis... um site pode carregar
normal, mas um download dá problema; recebe e envia e-mails pequenos,
mas se tiver anexo não vai; a conexão estabelece, mas não consegue
transferir dados. Muita gente já passou por isso por conta do
encapsulamento de PPPoE (que diminui o MTU na ponta do cliente) e filtro
de ICMP no Windows XP, que impedia o PMTU e um monte de site tinha
problemas.

Uma solução interna é teu roteador de borda fazer a conversão antes de
sair para a Internet, normalmente quando configurado para NAT, muitos
roteadores fazem. No Linux tem uma opção específica no iptables, chamada
MSS.

logo

*Fernando Ulisses dos Santos *
Certificado VMware VCP e VCP-DT