[GTER] RES: RES: Substituição de PC Router

Lucas Dias lucasmcz at gmail.com
Thu Sep 5 16:23:17 -03 2013

Em 5 de setembro de 2013 15:13, Lucas Willian Bocchi <lucas.bocchi at gmail.com
> escreveu:

> O melhor exemplo do que tu cita Douglas é a CCR da Mikrotik: cheia de
> cores, com desempenho sofrível. Ou seja: só aumentar os cores não adianta.

Trabalhar com Servidor para roteador. NÃO PC. De preferência com dual
northbridge e placas de rede Intel.

Barramento é a alma do negócio, quando falamos de roteamento com Servidores.

Pra mim, FreeBSD + OpenBGP, em um Servidor bem dimensionado para a sua
carga, além de mais barato do que caixas como Cisco, Juniper e outras, lhe
dá a flexibilidade de expansão e crescimento bem mais em conta e bem mais
rápido.

Entre Cisco e Juniper, o problema são além dos valores, a limitação a
depender da tua demanda, e do teu crescimento.
São ótimas soluções, porém devem ser muito bem analisadas antes de
implementações.

Sempre vejo reclamações de SoftRouters terem o problema de Cooler, Fonte
entre outros Esse tipo de problema também acontece com caixas fechadas. Já
vi equipamentos com seus pequenos coolers parados. Precisei parar o
equipamentos para limpar. Já tive também a vantagem de trocar a fonte de um
rotador, da mesma forma que se abre e fecha uma gaveta. Coisa que também
pode ocorrer com um servidor.

Outro ponto positivo dos SoftRouter com FreeBSD, é justamente, o fato de
você ganhar de cara, um Firewall extremamente poderoso. Um não, três. Fora
CPU Affinity entrou outros e outros benefícios.

Netflix é um exemplo de sucesso no que se trata em usar SoftRouters. Segue
abaixo o que eles usam, tanto de hardware, como software.

https://signup.netflix.com/openconnect/hardware
https://signup.netflix.com/openconnect/software

Abraços.
--