[GTER] Sobre obrigatoriedade de data centers no Brasil

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Sep 5 10:28:02 -03 2013

Em 05/09/13 08:22, Sérgio Neves escreveu:

>   Gostaria até de tirar algumas dúvidas com vocês a respeito de
> criptografia. Pelo que sei, o Brasil não detém essa tecnologia, tudo vem
> dos EUA, e claro eles tem as chaves para desbloquear qualquer arquivo ou
> mensagem criptografada. Ou seja, provavelmente deixar emails
> armazenados no
> Brasil não vai resolver nada.

     Eles podem até ter 'chaves-mestras' de certificados gerados por
organizações americanas. Se você utiliza ICP-Brasil, por exemplo, esse
tipo de problema não deveria ocorrer, pelo menos não sem a interferência
e auxílio do próprio governo brasileiro. Se você utiliza um PGP da vida
e você mesmo gera o seu par de certificados digitais, sem depender de
nenhuma terceira instituição pra isso, então não existe como eles terem
a chave-mestra.

     Os algoritmos criptográficos, como já foi dito, são matemática
pura. Não existe como ninguém ter uma chave mestra pra toda e qualquer
criptografia. O que pode sim é ter a chave-mestra pra certificados
público-privados *E* gerados/certificados por entidades americanas, nada
mais que isso.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues