[GTER] Sobre obrigatoriedade de data centers no Brasil

Sérgio Neves sergio-neves at r7.com
Thu Sep 5 08:22:25 -03 2013

Bom dia Filipe,

   A idéia é que os dados dos brasileiros fiquem armazenados no Brasil. Por
exemplo, os email do GMail ficariam aqui no Brasil, seu perfil no Facebook
também. Só que isso não é tão simples assim. Existem diversas variáveis que
devem ser levadas em consideração, a principal é o custo. Tradicionalmente
o Brasil não tem muitos datacenters de grande porte como acontece nos EUA e
em alguns outros países da Europa. Aqui no Brasil dá para contar no dedo.

   Por isso o governo lançou a idéia dos Correios terem serviço de email
gratuíto criptografado para os brasileiros. Com esse serviço, os emails
ficariam armazenados no Brasil.

   Gostaria até de tirar algumas dúvidas com vocês a respeito de
criptografia. Pelo que sei, o Brasil não detém essa tecnologia, tudo vem
dos EUA, e claro eles tem as chaves para desbloquear qualquer arquivo ou
mensagem criptografada. Ou seja, provavelmente deixar emails armazenados no
Brasil não vai resolver nada.

   E ainda tem as rotas que uma mensagem percorre para chegar ao seu
destino. De certa forma, para os EUA é fácil configurar roteadores para
capturar pacotes. O trabalho é árduo para criar esses bloqueios e tudo vai
depender também do acordo que o Brasil tem para usar a internet.

   Continuando, outra atitude do governo que ainda vai ser estudada para ser
adotada ou não é o fechamento de empresa no Brasil que colaborarem com
outros governos enviando informações de brasileiros. Por exemplo (achei
isso o fim do mundo), tem ministro da Dilma que usa email do GMail e esses
emails cairam na espionagem dos EUA. A idéia é que o Google teria sua sede
fechada no Brasil devido a esse compartilhamento da mensagem.

   Para quem tem o hábito de ler os contratos na hora de usar esses serviços
(Google e Facebook, por exemplo), sabe que eles podem fazer o que quiser
com suas informações que você colocou nos servidores deles. Resumindo, não
existe privacidade.

   É uma discussão longa que não se resolverá tão cedo, considerando o
controle que os EUA tem da internet. A França já tentou tirar esse controle
dos EUA e não conseguiu. Alguém acredita que um dia os EUA  vão deixar o
controle da Internet para outro país?

   Sérgio

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/09/03/governo-quer-dados-de-internautas-brasileiros-armazenados-em-territorio-nacional