[GTER] Rede FTTX com pppoe ou dhcp

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Wed Sep 4 17:34:47 -03 2013

Essa opção de PPPoE no computador do cliente é péssima. Ela dá uma sensação
> de Internet discada, aumenta seus custos de suporte e não é compatível com
> dispositivos como tablets e smartphones que começam a ser mais vendidos do
> que computadores pessoais.

No nosso caso, e o cliente que EXIGE que seja desse jeito, o pppoe direto
na maquina, 80% dos clientes nem sabem que tem pppoe.

Voce tem um pequeno mercado, padaria, farmacia ou etc, Comprou um software
e o "suporte" do software precisa/quer poder conectar diretamente no
"Servidor", em alguns casos e configurado um redirecionamento de portas,
mas muitas vezes alguem esquece de alguma porta, algum programa X nao
funciona e tome ligacoes para o nosso suporte, e fica nosso suporte, o
cliente e o programador num triangulo sem fim,assim  o proprio cliente com
o programador dele pedem para que o IP Valido FIXO fique direto na maquina
dele e por isso temos varios casos assim, sempre de pequenas empresas. Eu
sei os problemas que isso gera, mas o que posso fazer.

Outro caso e sistema de Cameras, mesma situcao o cara quer ver as cameras
da empresa na casa dele, o pessoal das cameras diz para ele colocar ip
valido direto no servidor de cameras, assim o cliente usa esse servidor
para autenticar PPPOE.

 Rubens Marins