[GTER] Rede FTTX com pppoe ou dhcp

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Wed Sep 4 16:46:46 -03 2013

2013/9/4 Bruno Vane <broonu at gmail.com>

> Rubens,
>
> Uma pergunta: Quem faz a autenticação PPPoE? O equipamento que você instala
> no cliente (radio, roteador, onu, etc) ou o próprio cliente (windows)?
> Estou perguntando porque aqui usamos HotSpot na rede GPON e queremos migrar
> a rede de rádios (atualmente em dhcp), só não definimos se usaremos HotSpot
> ou PPPoE.

Todos podem fazer autenticacao PPPOE, o cliente que escolhe.
Temos ONU antigas que sao Bridge e nesse caso ou um ap-router na casa do
cliente ou o micro dele autentica no PPPOE, temos ONU com WIFI+Router,
nesse caso a autenticacao e na ONU e ela mesma compartilha a internet na
casa do cliente, e temos ainda clientes que nao querem usar o nosso AP ( a
ONU com wifi) e sim um ap especifico, ou querem ter um ip valido direto
numa maquina ou router dele, nesse caso configuramos a ONU Router como
Bridge, desabilitamos o wifi dela e o cliente se vira com o PPPOE e
Autenticacao.

Mesmo caso para os clientes wireless.

Rubens Marins