[GTER] Rede FTTX com pppoe ou dhcp

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Wed Sep 4 11:05:13 -03 2013

Eu passei pelo mesmo questionamento quanto implementamos FTTH aqui e
escolhi PPPOE pelos seguintes motivos:

1) Uma solucao homologada no mundo todo, nao so as operadoras no Brasil
usam, como isso e comum no resto do mundo tambem, assim voce tem bom
suporte de equipamentos, como boa documentacao disponivel sobre o tema.

2) Log dos usuarios, o marco civil pode ser aprovado cedo ou tarde, mas e
bom estar preparado para isso, e o log do usuario e trivial com pppoe, nao
precisando fazer mais nada, ja esta pronto, e mesmo sem o marco civil da
internet, nos logamos 90% dos nossos usuarios ( alguns ainda estao em NAT)
e sempre que a Justica ou MP solicita os dados informamos com muito prazer,
e ate me sinto um pouco mal quando nao conseguimos informar quem e o
cliente.

3) Legado, temos uma rede de radio muito grande assim autenticar todo mundo
no mesmo lugar da mesma forma ( wireless e ftth) faz muito sentido e voce
ganha simplicidade, pois todos os clientes nao importa como passam pelo
mesmo lugar ( uso Juniper para PPPOE).

4) Redes adicionais, varios clientes pedem um pequeno bloco de ip adicional
para usar, alem daqueles que pedem IP Fixo, isso tambem e trivial e assunto
resolvido no PPPOE, no dhcp, voce precisara fazer uma magica para adicionar
a rota quando usuario X conectar, ou deixar a rota permanente para o mesmo
IP. Com PPPOE voce pode mandar a rota adicional e o IP do PPPOE ser
dinamico.

5) Controle de Banda e trivial de fazer  no pppoe recebendo parametros via
radius, podendo ate dar mais prioridade para Cliente X ou Y tudo baseado no
que o radius informa.

6) Graficos de clientes e facil gerar graficos ala MRTG no PPPOE , via dhcp
voce vai precisar consultar isso via SNMP em cada ONU ou porta de ONU,
sendo um trabalho a mais, isso quando a ONU suporta.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com