[GTER] Substituição de PC Router

Lucas Dias lucasmcz at gmail.com
Tue Sep 3 11:17:21 -03 2013

Em 3 de setembro de 2013 10:39, Renato Anid <renato.anid at gmail.com>escreveu:

> Saudações,
>
>      Temos em nossa rede um PC Router com Free BSD rodando o Quagga+Zebra e
> sofremos com a limitação de 600Mbit. Estamos querendo trocar essa solução
> por uma solução intermediária (abaixo dos R$ 10.000,00) para substituir
> essa solução por um Roteador de Marca (Hauwei, Netcom, etc.). Alguma
> sugestão ?
>
> []s Renato Abreu

Renato, Bom Dia.

O Ideal é antes de você partir para qualquer outra solução, é saber qual
será sua demanda. Se hoje vc sofre com 600Mbtis, o ideal é você saber qual
sua real demanda, pra facilitar a escolha de um equipamento que lhe de uma
folga, e um crescimento sem problemas.

Não sei se com esse valor que você tem pra investimento, você conseguirá
algum equipamento novo que te atenda. Acredito que apenas usado, e nesse
caso, não aconselho. Mikrotik eu acredito que com esse valor você consiga
alguma coisa, mas estou vendo sempre relatos, aqui mesmo na lista, de
problemas com o Mikrotik, mas precisamente o RouterOS, quando o throughput
aumenta perto do que vc está sofrendo hoje.

Sobre os SoftRotuers (PC Router), acredito que você conseguirá, com esse
mesmo valor, implementar um Novo Servidor, e não PC, e indico fortemente
que vc veja o tanto a atualização do Quagga, como também, analise
migrar/implementar OpenBGP, tudo isso em cima do FreeBSD.

Conheço casos de pessoas trabalhando com 2Gbps, usando FreeBSD + OpenBSD e
estão tranquilos.

Caixas, no caso roteadores de marca, indico Juniper.

Espero ter ajudado.
Abraços,

--
.:: Lucas Dias