[GTER] alternativa a Mikrotik

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Thu Oct 31 21:15:24 -02 2013

Opa

Ednilson,

eu também tinha este receio com respeito aos .conf do openbgpd, sempre
usei cisco então era tudo robótico gravado na cabeça hehee. Achei que ia
ter dor de cabeça, que ia parar de funcionar, mas temos muita
documentação disponível, é bem tranquilo!!!

o site abaixo mostra muita coisa

http://falz.net/tech/openbgpd

Você pode também instalar um PFSENSE e usar a parte WEB dele para
configurar o básico do BGP, daí você vê como os arquivos ficam, estuda
lendo a própria man page no bgpd.conf e em pouco tempo, você estará
utilizando!

Já indo para a parte avançada, este paper explica cenários com
redundância, carp, etc, para você ver o nível que pode chegar:

http://www.openbsd.org/papers/linuxtag06-network.pdf

Acho que o importante é ir aos poucos, usar um VM para testes também é
bacana!!

Abraços!!