[GTER] Hardware para roteadores (era: alternativa a Mikrotik)

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Wed Oct 30 14:19:41 -02 2013

Em 30/10/13 10:12, Raimundo Santos escreveu:
> Pessoal,
>
> dividi o email para não lotar a outra thread de um assunto colateral.

> Marcelo, você teria alguns dados para compartilhar sobre esse teste? Qual
> placa mãe, qual modelo de quad port você usou, como o teste foi feito, etc.
Raimundo isso já tem um bom tempo que fiz e hoje não tenho mais os dados
para compartilhar mas a interface que usei ou tentei usar em produção
era essa: http://www.supermicro.com/manuals/other/datasheet-AOC-UG-I4.pdf

Posso te garantir que não aguentou 1Gbps de link naquela época o que
dirá hoje com 2Gbps de link. Hoje usando o mesmo hardware daquela época
com FreeBSD + OpenBGP e 3 interfaces Ethernet Intel PRO/1000 PT dual
port pci-e fazendo link aggregation eu seguro 2Gbps sem qualquer travamento.

> [...]
> pluga e despluga cabo de vídeo no FreeBSD{9.1,9.2} = irq storm vindo do
> driver USB3, bate a casa dos 120k irq/sec, levando o i5 a usar 30% de
> processamento só pra irq.
>
> Já vi que existem alguns modelos, até mesmo da Intel, quad port PCI. Isso
> pode, Arnaldo? Se a placa for PCI ou PCI-e xK, K < 8, aí sim é roubada em
> quad port. Mas PCI-e com K >= 8, wow, é um barramento enorme! Não entendo
> como isso poderia ser ruim. Pode-se dizer, sem entender um puto do que a
> placa realmente faz, que são 2 lanes (x2) para cada porta, o que é
Seus problemas são típicos de hardwares não próprios para finalidade de
roteamento. Hardware para roteamento pesado tem que ter velocidade nos
barramentos. Memória não precisa de quantidade mas de velocidade. Uma
placa mãe com 2 processadores e um Northbridge com 1 barramento FSB para
o processador vai ter gargalo. Agora uma placa mãe com 2 Northbridges e
2 FSBs sendo um pra cada processador seria muito bom para um router de
grande tráfego.  São pequenos detalhes mas que fazem uma senhora diferença.
Logo seu problema não é o OS e sim o hardware.

> Até onde me lembro, a minha aqui é uma x8. Mas o nome do modelo é tão
> estranho que nunca consegui gravar. O FreeBSD a reconhece pela alcunha igb.
Essa da Supermicro que coloquei é x8 também.