[GTER] Hardware para roteadores (era: alternativa a Mikrotik)

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Oct 30 10:12:55 -02 2013

Pessoal,

dividi o email para não lotar a outra thread de um assunto colateral.

2013/10/30 Marcelo Gondim <gondim at intnet.com.br>

> Bruno,
>
> Não use interfaces de 4 portas em roteadores de grande tráfego porque vai
> dar zica da grande. Nem sendo Intel. O barramento não aguenta e vai dar
> problema. Já fiz esse tipo de teste e não vale apena. Até Dual Port tá
> tranquilo, Quad Port você foge.

Marcelo, você teria alguns dados para compartilhar sobre esse teste? Qual
placa mãe, qual modelo de quad port você usou, como o teste foi feito, etc.

Eu uso uma quad port aqui no meu roteador principal e não tenho problemas.
Mas não posso dar a cara a tapa pois o tráfego não é grande. Já tive
algumas engasgadas no FreeBSD, mas creio que é por colocar as coisas sobre
placa mãe não projetada para tanto (séries mais TOP de fabricantes comuns
em desktops - eu sei, não é legal, mas era o que o $$ permitia na época) -
pluga e despluga cabo de vídeo no FreeBSD{9.1,9.2} = irq storm vindo do
driver USB3, bate a casa dos 120k irq/sec, levando o i5 a usar 30% de
processamento só pra irq.

Já vi que existem alguns modelos, até mesmo da Intel, quad port PCI. Isso
pode, Arnaldo? Se a placa for PCI ou PCI-e xK, K < 8, aí sim é roubada em
quad port. Mas PCI-e com K >= 8, wow, é um barramento enorme! Não entendo
como isso poderia ser ruim. Pode-se dizer, sem entender um puto do que a
placa realmente faz, que são 2 lanes (x2) para cada porta, o que é
suficiente.

Até onde me lembro, a minha aqui é uma x8. Mas o nome do modelo é tão
estranho que nunca consegui gravar. O FreeBSD a reconhece pela alcunha igb.

[]s