[GTER] alternativa a Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Oct 28 17:44:41 -02 2013

2013/10/23 Fábio Luiz <fabio at netway.psi.br>

> PessoALL,
>
> Tenho 3 operadoras no meu router de borda (Mikrotik), e estou de saco
> cheio de problema de rota presa. Acho que a Mikrotik nunca irá solucionar
> esse problema, e eu cansei de esperar.

Detalhe: você só tem rota presa se você tiver mudança de caminho. E se você
colocar todo seu tráfego de saída numa só operadora ? Eu imagino que seu
tráfego maior seja de entrada. Se você colocar localpref mais alto em uma
das operadoras, vai ter tráfego sempre indo por lá; se essa operadora cair,
pode ser ou não que chaveie para uma das outras, mas pelo menos você se
livra de problemas no dia-a-dia em que o dinamismo da Internet está sempre
mudando as coisas de lugar.

A operadora ideal para isso seria a que é mais estável, e pode até ser a de
menor capacidade contratada. Assim, enquanto seu Juniper MX-5 não chega,
você dorme um pouco melhor.

Rubens