[GTER] RES: alternativa a Mikrotik

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Sat Oct 26 08:56:19 -02 2013

Em 25/10/13 23:03, Michel L. M. B. Perez escreveu:
> Olha, o software livre atende a demanda, mas até que ponto é confiável? Não
> adianta querer fazer milagre com hardware ruim, se você quer uma coisa
> estavel vai ter q investir de qualquer jeito, mesmo com caixa opensource.
>
> Eu não tenho idéia de preço mas entre algo OpenSource e um Juniper eu vou
> de Juniper. :)
Quanto ao Hardware eu concordo contigo mas só para você saber o JunOS é
baseado no FreeBSD, o Mac OS X também é baseado no FreeBSD, o Netflix é
todo FreeBSD. O mesmo ocorre com o GNU/Linux. O software livre está em
praticamente tudo que você usa e as vezes não sabe. O caso da Mikrotik é
algo complicado porque realmente dependendo do que você vai usar e como,
vai te dar muita dor de cabeça. Eu parei de ter problemas com o RouterOS
sendo usado como concentrador PPPoE, quando passei à distribuir
concentradores colocando no máximo 700 usuários conectados em cada
concentrador. Somente agora que voltei à testar uma CCR1036 onde tenho
1800 usuários conectados no pico para ver como está se comportando.

Esse conjunto aqui também é muito bom:

Intel X540-T2 10 Gigabits - é a de 2 portas.
http://www.intel.com/content/www/us/en/network-adapters/converged-network-adapters/ethernet-x540.html

Motherboard Intel S2600CP4
http://download.intel.com/support/motherboards/server/s2600cp/sb/g26942005_s2600cp_p4000cp_tps_r1_5.pdf

Uma coisa que as vezes algumas pessoas não sabem mas um servidor para
atuar como router não é o mesmo equipamento que serviria como um
servidor de alguma coisa como banco de dados, Web Server, MTA, etc.

>>> www.infowebtelecom.com.br