[GTER] Algar Internacional (Curiosidade)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 25 01:21:04 -02 2013

On Thu, Oct 24, 2013 at 3:06 PM, Alexandre Pires Avilla [Dominioz Telecom] <
ale.avilla at dominioz.com.br> wrote:

> Amigos
> Observei hoje que meu trafego inter saindo pela Algar esta indo pela
> Seabone (Telecom Italia), para qualquer rota fora do Brasil, pelo menos
> aqui, não tem mais nada da Level3

A Seabone fica nos mesmos cabos da Level 3. Além disso, empresas que tem
roteadores nos EUA como Algar e Embratel vão fazer traceroutes parecerem
como estando ainda na rede deles, mas usam transporte óptico da Level 3,
Seabone ou Globenet para essa interligação. Eles podem ter uma dependência
alta de um determinado cabo submarino e isso só vai ser conhecido por eles.
Há mais nas camadas abaixo da 3 do que sonha nossa vã filosofia...

Rubens