[GTER] ISP Tier 1

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Oct 17 17:33:12 -03 2013

2013/10/16 Fernando Saraiva <saraivaf.ti at gmail.com>

> Caros, boa tarde.
>
> Estou procurando uma alternativa da Level 3 como provedor Tier 1. Alguém
> tem informações sobre isso no Brasil?

A Level 3 é o único operador que tanto é Tier 1 global quanto detém rede de
fibras para chegar na América do Sul. Todos os outros operadores ou não são
Tier 1 (ex: TIWS/Telefónica) ou pegam carona na fibra de alguém para chegar
aqui.

> Possuo redundância da VIVO/Telefônica atualmente, que me atende bem como
> Tier 1.

Que não é Tier 1... há discursos comerciais que tentam criar a idéia de
Tier 1 regional e/ou local, mas que são furados. Porém, há bom serviço
prestado por operadores Tier 2 ou Tier 3, então basta descolar a idéia de
qualidade e tier caminham juntos para procurar o que atende suas
necessidades.

Se você já tem Level 3 e Vivo/Telefónica, e quer algo diferente da Level 3,
o jeito é contratar algum que use o único outro sistema de cabos que chega
aqui e tenha capacidade disponível, a Globenet. Oi e GT&T (antiga Tinet)
são os que me ocorrem.

Rubens