[GTER] Rede FTTX com pppoe ou dhcp

spiderslack spiderslack at yahoo.com.br
Thu Oct 17 10:38:52 -03 2013

Pessoal adotamos o dhcp, segue pontos analisados.

Utilizamos o sistema da interfocus, sendo assim o servidor dhcp roda no
sistema interfocus, cada n OLT's esta em uma vlan e utilizei o dhcp
relay para o servidor dhcp do sistema interfocus

Se fosse utilizado autenticação PPPoE seria necessário adicionar na rede
um autenticador PPPoE, o servidor NS da interfocus faria somente a
validação de usuários e senhas (Radius).

O DHCP em relação ao PPPoE requer um servidor adicional de autenticação
por onde o tráfego dos usuários passará e será limitado de acordo com a
banda contratada.

Na plataforma Gepon é possivel aplicar a limitação de banda na propria
ONU evitando assim outro controle de banda no radius, ou seja, não ia
consumir banda da ONU até a OLT.

Atualmente estamos com solução de provisionamento em DHCP. Optamos pelo
DHCP em relação ao crescimento da rede, outro fator seria a aquisição de
um servidor RAS o qual possue custo do equipamento. Além de relatos de
que em um certo numero de conexões o radius não se comporta muito  bem.

Valeu pessoal pelas dicas.