[GTER] SAS 10K ou SAS 15K

Roberto Bertó roberto.berto at gmail.com
Tue Oct 15 14:35:39 -03 2013

monitorando os discos usando smart ao menos? voce nao perde dados importante mas ocasionalmente retransmite um byte errado. muitas solucoes nao usam raid. nao vejo um grande problema

a proposito, eh muita leitura sequencial, certo? alguem ai usa e tem como colar uns iostat -x?

no meu mundo de cloud o io medio tem uns 15kb quando muito

imagino que em cache o io eh maior

com io de 15kbyte um disco de 180iops faz o que? uns 20mbps? isso se for usado pra 100% leitura

entao se nao usar ram para nada e desconsiderando cache do disco e da controladora 5 discos fariam 100mbps de link? mas o io size eh maior em cache de video e arquivos maiores, ou se, principalmente, os usuarios pedirem os mesmos arquivos pequenos ai tem cache de disco

mas acho que vai ter cache em memoria sim, a proposito. esses fabricantes eh so voce dizer quantos mbps quer servir e eles te passam spec recomendada. ai voce faz o que falei: compra hw que suporta mais ram e disco e com processador melhor. ai voce expande quando teu link crescer.

esqueci de alguma coisa?