[GTER] RES: Transponders ópticos DWDM para longas distâncias

MrGuga mrguga at gmail.com
Thu Nov 28 17:37:03 -02 2013

Ah sim, o datasheet é lindo mas eles "esqueceram" de mencionar as
reamplificações.
Talvez esqueceram de mencionar também que a fibra tem que ser NZD pra
conseguir chegar aos 1600km (não tenho certeza se isso é requisito, estou
chutando)

E numa conta básica:
Amplificador Booster - Saída de +24dBm
Sensibilidade Pré-Amplificador -30dBm
Raman - Ganho de até 12dB (pode variar)
Perdas em conectores e margem de segurança - 6 dB
Não vamos considerar ROPAs pois necessitaria ainda mais fibras para o
bombeio remoto
Não vamos considerar ganho de FEC pois claramente o problema num enlace de
1600km vai ser OSNR ou efeitos não lineares, e não nível de sinal.
Por baixo temos:
24 - ( -30 ) + 12 - 6 = 60 dB
Atenuação tipica da fibra: 0,25 dB/km
Enlace amplificado = 240km
Isso pra UM canal
Cada vez que dobrar o numero de canais deve adicionar 3dB de perda no
Booster.
Se colocar canal de serviço pra monitorar os amps a distancia, mais 2dB de
perda.
Então pra um sistema 8 canais com supervisão teriamos 49 dB de margem ou
~200km

Ainda amplificando 7 vezes (8 enlaces de 200km), não consigo imaginar como
que o OSNR ficaria alem dos 17dB de requisito. Mas existem outros
artificios ($$$) que eu não considerei, como Raman na transmissão, ROPA,
FEC, amplificadores melhores, etc.

Esse artigo que o colega da CTBC colou tem um trecho interessante:
Optical reach up to 2000 km with EDFA only,
5000 km with EDFA + Raman and 7000 km for submarine links is
possible using 100G DP-QPSK technology

Parece que DP-QPSK é realmente a chave pra chegar nessas distâncias, e pelo
jeito OSNR não é problema nessa modulação.

Por fim, o cálculo é bem simplificado então serve apenas como referência.
Ah claro, BIDI nem pensar.

Att.

Luis Gustavo