[GTER] Rede Cabeada UTP

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Wed Nov 27 16:55:52 -02 2013

Em 27/11/13 13:30, Robson mendes de souza escreveu:
> Alguém usa rede cabeada UTP, funciona bem?
> A rede e estável?
> queima muito equipamento?
> e difícil gerenciar, muitos ativos na rede?
> qual o melhor fornecedor para a tecnologia?

Posso lhe dar um conselho? Corre disso! Quer fazer algo para o futuro?
Pense em FTTx.
Faça um curso com o Ronaldo Coulto sobre Projetos em FTTx. Faça um
projeto de rede correto na sua área usando, por exemplo, a tecnologia
GPON de forma consciente e poderá ter uma rede que suporte bandas altas
de mais de 100Mbps por assinante. Mas é preciso projetar e não sair fazendo.

Problemas comuns de Redes UTP:

- Cabo barato mas não foi feito para ficar no tempo sofrendo: sol,
chuva, vento, frio, etc. Época de pipas é uma felicidade... para as
crianças apenas.
- Quanto mais a rede cresce mais problemas aparecem.
- Funciona com cascateamento de switches. Imagine uma porta de 100Mbps
cascateando para outro switch e por aí vai. No final você vai ter 1
porta de 100Mbps com mais de 100 clientes pendurados nessa única porta
de 100Mbps e concorrendo. Você acha que vai vender planos de quantos
Kbps? 64kbps não existe mais hoje em dia como opção.  :)  Pode usar
switches com portas Giga? Vai ver o preço e aí me diz o que vale mais.
- Switches comuns e baratos não falam IPv6 e nem tem IGMP snoop para
trafegar IPTV, se um dia for pensar nisso. Nem aguentariam o tráfego.
Qualquer um enxerga qualquer um. Ah pode usar switches com isolamento de
portas? Pode, vai ver o custo de se montar uma rede com eles e mesmo
assim cai nos outros problemas que citei.
- Sofre todo tipo de interferência elétrica ainda mais se passar por
baixo de um Transformador.
- Precisa usar elétrica do poste ou então comprar as soluções como as da
Volt que alimentam até 80 switches, 20 pra cada lado e em cruz.
- Imagina uma rota grande cheia de switches aí lá na frente em um trecho
da rede falta energia e aí quem tá atrás tem energia mas não tem
Internet porque lá na frente teve um problema elétrico e aí vai explicar
para o seu cliente que ele está sem Internet porque na rua do lado da
dele não tem energia.
- loops. Vais sofrer com loops até o fim da sua vida... sejam eles por
descuido ou por maldade de alguém que já trabalhou contigo.
- broadcasts mais diversos que você vai encontrar para destruir o
tráfego da sua rede.
- Em uma rede grande com essa "tecnologia", a quantidade de trocas e
manutenção é tão absurda e o gasto é tão grande que não compensa alguém
investir nisso hoje em dia.
- Outra coisa, pense no valor da sua estrutura em um futuro. Quanto
valeria sua rede em cabo UTP caso alguém grande viesse lhe comprar e
quanto valeria se fosse uma rede FTTx bem projetada?
- Numa rede engessada como essa quanto de banda você que vai conseguir
entregar para o seu cliente no futuro? Como vai ser a estabilidade dela?

São inúmeros os problemas. Você pode projetar isso hoje usando
tecnologias como GEPON/GPON criando uma rede passiva em fibra óptica
onde não sofre interferências e os ativos estarão no Provedor e no
assinante. O cliente só vai ficar sem Internet se a fibra romper,
desalinhar a ont, faltar energia no provedor ou no assinante. Não estou
levando em consideração outros tipos de problemas como link de Internet
fora. Mas a rede FTTx é muito estável e com muita capacidade.
Se achar caro então vá de outra tecnologia mas meu conselho é que não
comece usando algo de 10 anos atrás onde escolhíamos o mais barato e que
hoje acaba saindo bem mais caro.

Bem deixo aqui meus 2 cents.  :)

[]'s
Gondim