[GTER] Habilitar ou Não QOS na Rede

Shine eshine at gmail.com
Tue Nov 26 22:38:51 -02 2013

Anderson,

Eu penso que seu ponto de vista é bastante válido, não complicar a solução
desnecessariamente (regra KISS) é uma diretriz recomendável. Usar soluções
muito elaboradas traz um ônus operacional que pode ser fonte de muitos
problemas futuros.

O contraponto é que ter banda sobrando e delay OK nem sempre significa que
não é necessário usar QoS. Todo e qualquer dado em rede é serializado, ou
seja "alguém" tem que ser transmitido primeiro. Supondo que exista uma
competição pelo recurso no mesmo tempo, quem vence a disputa é quem entra
no buffer primeiro. Mesmo que exista banda e a latência seja razoável,
ainda assim podem existir micro congestionamentos em períodos curtos e
mesmo que se tenha um bom buffer nos equipamentos, armazenar em buffer
significa que alguém tem que sair primeiro da fila. Se existir priorização
nesses buffers, o dado mais crítico armazenado (supondo que existam filas
de dados ordenadas) sai primeiro, o que acaba gerando menor latência final
do pacote no todo.
Um outro ponto bem colocado pelo Diogo foi sobre control-plane e falhas,
nem sempre a contingência ou redundância deixa a rede ainda com banda e
delay sobrando, mas projeto de redundância e contingência dá margem para
traffic engineering e o assunto QoS fica acaba ficando em um outro contexto.

São casos específicos, mas fica aí para uma reflexão.