[GTER] Traffic Shaping Appliance

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Mon Nov 25 18:52:52 -02 2013

Concordo com o Gustavo sobre um possível engano sobre o uso do termo
caseiras.

Soluções caseiras tem a chance de sempre atenderem. Só que quanto maior sua
necessidade, mais complicado fica configurar, maior a lista de dependências
(bom hardware, mais de um hardware, bom conhecimento da ferramenta, boa
separação das classes de tráfego, etc...). Juniper usa FreeBSD, ou seja,
eles são os cozinheiros da solução caseira com FreeBSD.

Só que o pessoa da Juniper vai lhe cobrar um bom preço por cozinhar pra
você, enquanto a solução cozida por você pode ficar muito mais barata (e
até mais interessante), pesando mais na carga gerencial, assim como
cozinhar em casa é mais demorado do que comer fora, mas geralmente é mais
saboroso. Mas se não se sabe cozinhar, pode ficar horrível e dar a
impressão de que cozinhar em casa é ruim.

Enfim, nos de maiores detalhes, se possível, assim fica mais fácil
entendermos a necessidade e mais difícil criticarmos os termos usados :D

[]s!