[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Tue Nov 19 04:50:51 -02 2013

Em 18/11/13 23:14, Alisson escreveu:
> Eduardo,
>
> tinha não... RADIX_MPATH ainda tem rs
Uma alternativa poderia se usar o setfib. No FBSD 9 podemos ter até 16
tabelas de rotas fib e fazer serviços rodarem e enxergarem uma
determinada tabela. Por exemplo rodando um comando:

# setfib 2 sshd

Eu estaria rodando o serviço sshd usando a fib 2 que teria um gateway e
rotas diferentes da fib 1 por exemplo. O uso da fib também pode ser
feita pelo ipfw e o pf onde determinados pacotes usarão a fib desejada:

Um exemplo:

# Rede GVT
ipfw add setfib 1 ip from "table(97)" to any via em2
ipfw add setfib 1 ip from any to any via em0

# Rede Embratel
ipfw add setfib 2 ip from any to any via em1
ipfw add setfib 2 ip from "table(98)" to any via em2

Nos exemplos acima pacotes que vierem dos IPs contidos na table 97 para
qualquer lugar chegando na em2 enxergam a fib 1 cujo gateway é a GVT e
os IPs na table 98 são jogados para a fib 2 cujo gateway é a Embratel.
As outras regras são para o que chegar na interface da GVT use a fib 1 e
o que chegar na interface da Embratel use a fib 2. São exemplos apenas.
Logicamente que é necessário compilar o kernel para se ter mais de 1 fib
mas funciona muito bem.