[GTER] PTT Internacional em Fortaleza

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 28 15:36:15 -03 2013

Esse artigo repete o FEBEAPÁ que foi iniciado há um tempo atrás pelo
MinCom.

1) PTT não é troca de tráfego internacional, não é servidor raiz e não é
landing station de fibra...
2) Fortaleza já é a cidade da América do Sul com mais landing stations de
fibra óptica. É a única que faz parte de todos os sistemas.
3) Apesar do tráfego internacional ser o possível gargalo estrutural que o
país venha a enfrentar, ele não é o maior fator de custo para o tráfego IP,
e sim o tráfego nacional devido ao oligopólio.
4) O jeito de diminuir essa dependiencia é tornar o país mais atrativo para
CDNs, que é exatamente o que o governo pensa fazer em Fortaleza, colocando
uma zona franca digital. Só que isso é uma aposta que elas vão preferir a
simplicidade e menor custo a ter uma latência maior para as regiões mais
populosas no Sul-Sudeste... talvez o ganho de ir apenas até Fortaleza e não
até Miami não seja tão relevante assim.

Rubens