[GTER] Política de roteamento visando minimizar os problemas com o tráfego internacional

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Fri May 17 11:56:48 -03 2013

Pessoal, tendo em vista os diversos problemas que têm ocorrido não só, mas
principalmente com a Level3/GlobalCrossing, gostaria de ouvir a opnião dos
colegas sobre como poderia ser minimizado o impacto dos constantes
problemas em nossas redes.

Não somos clientes diretos da Level3, atualmente 4 operadoras nos atendem
mas sei que 3 delas dependem quase que diretamente da Level3 a quarta
aparentemente não depende e por isso notamos que quando ocorrem problemas
com a Level3 os clientes que estão ligados a esta operadora nem percebem
que existe algo acontecendo.
Por isso estamos analisando a possibilidade de utilizar tal operadora
principalmente para tráfego internacional.

Esta operadora não entrega tabela FULL em sua sessão BGP. Para que a saída
internacional passe por ela precisamos filtrar todos os anúncios de
prefixos internacionais das outras operadoras e utilizar esta operadora
como rota default. Mas ainda não sabemos ao certo como fazer com que a
entrada internacional (e apenas internacional) também passe por ela. Pensei
em communities mas pelo que tenho visto esta operadora não divulga e não
está aberta a fornecer ou auxiliar seus clientes neste sentido.

Perguto: Tecnicamente o que vocês sugerem neste cenário de modo que esta
operadora pudesse minimizar os impactos dos problemas recorrentes com
operadoras como Level3.
Gostaria de obter uma solução que não envolva questões financeiras no
primeiro momento, mas sei que a solução pode passar por uma negociação com
esta operadora ou talvez a contratação de alguma outra.

--
Paulo Henrique Fonseca
paulohenriquef at gmail.com