[GTER] Venda de IP

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon May 6 07:59:23 -03 2013

Em 04/05/13 23:09, Klaus Schneider escreveu:
> IP(v4) está se tornando um commodity, e o valor está cada vez mais alto. O
> mercado é assim, quando um recurso se torna escasso, o valor tende a subir,
> e quando a venda é "proibida", abre-se um mercado informal.
>
> O problema é que as pessoas ao invés de implementar v6, preferem continuar
> a usar o v4, já passou a época de se implementar, é hora de começar a usar.
> O que realmente ainda falta é um fabricante vender uma CPE barata que tenha
> suporte a IPv6.

Concordo contigo.

Atualmente estou na seguinte filosofia, se o cliente é home e usa
internet para "navegar" apenas, que receba IPv6 e faz NAT pra IPv4 com
um pool de ips pré definidos.
Isto funciona muito bem quando o cliente final recebe uma fibra, mas
como você falou, se há algum CPE mais antigo, o custo para um que
suporta v6 é alto. Alguns ainda dá para fazer update de firmware, mas
são poucos.

Abraços