[GTER] PROJETO PARA SITE DE MONITORAMENTO DE REDES E STATUS

César de Tassis Filho ctassisf at gmail.com
Wed Mar 20 22:58:09 -03 2013

Boa noite.

A idéia que está sendo proposta, pelo que entendi, se parece bastante com
essa daqui: https://ring.nlnog.net/
O RING, pelo pouco que sei, permite aos participantes executar ping,
traceroute, dig, entre outras ações, de diversas origens.
Cada participante doa um servidor (virtual) e a partir daí tem acesso a
todos os outros servidores, podendo executar comandos de uma origem ou até
de várias origens ao mesmo tempo.
A idéia, por exemplo, é executar um traceroute de todas as origens
disponíveis para um IP da sua rede para saber se esse tal IP da sua rede é
acessível de diversas regiões do globo.
Isso, para quem trabalha com redes, pode ser bastante útil para identificar
problemas.
Eu não conheço o RING, não sou membro, não sei se é confiável etc, mas acho
que seria mais válido todo mundo do Brasil se juntar a ele (ou a algum
projeto similar) do que tentar reinventar a roda.
Reinventar a roda nesse caso só vai criar mais um grupo desagregado do
resto do globo.
No RING já há participantes de diversas regiões, seria bom pra todo mundo
se mais participantes entrassem.

César