[GTER] Dúvidas design iBGP

Shine eshine at gmail.com
Wed Mar 20 22:09:39 -03 2013

Eduardo,

Quando falamos em design, não dá para prever o que é melhor sem ter uma
clara noção do que existe na rede atual.
Embora o descritivo dado seja de uma estrutura relativamente simples no
tocante ao roteamento Internet (um peer externo e topologia hub &spoke com
demais roteadores), nós não sabemos o que realmente existe no domínio dos
demais roteadores. Podemos supor que não existe um IGP, já que citamos
rotas estáticas para divulgar as loopbacks de cada roteador, mas também não
temos certeza. Temos que confiar que o design dele considera as
alternativas para a escolha do iBGP, então acho que fica fora de contexto
discutir o ambiente do colega.

Mas mudando o escopo da discussão, nem sempre planejar somente a rede com
OSPF resolve tudo. Muitas vezes precisamos fazer uma estrutura mais
hierarquizada de roteamento. É mais simples subir uma adjacência OSPF do
que um peering BGP, mas BGP tem flexibilidade de controle de prefixos que
OSPF não tem.