[GTER] Monitoramento de Rede - Observium

Victor Antunes victor.antunes.ignacio at gmail.com
Wed Mar 20 21:18:54 -03 2013

Tenho usado o Cacti há alguns meses, e resolvi tentar o Observium.

Sem entrar no mérito de outras ferramentas, já que ele mencionou o Cacti:

Eu testei o Observium por pouquíssimo tempo, mas deu pra perceber que ele
tem uma facilidade muito grande na hora de reconhecer uma boa gama de
dispositivos. Assim que adiciona o host, ele já reconhece OS, interfaces,
memória, partições, e etc. Também funcionou bem reconhecendo outros tipos
de dispositivos, como rádios e switches, por exemplo. Ele também cria
automaticamente os alertas.

Nos casos em que o dispositivo está na lista de "host templates" do
Observium, ele faz um ótimo trabalho em te economizar tempo, em comparação
ao Cacti.

Porém, quando não reconhece propriamente determinado tipo de host ou
recurso, o nível de customização disponível é muito restrito. Nisso, o
Cacti ganha disparado.

Em resumo, eu recomendo o Cacti mesmo. Apesar de levar um tempo a mais para
configurar os host, data e graph templates pra que tudo fique redondo, na
minha opinião a possibilidade de adicionar métodos customizados de
aquisição de dados do Cacti supera todas as facilidades do Observium.

Novamente: falei tudo isso sem cogitar outras ferramentas. Existem outras,
claro que você pode achar melhor.

att.

Victor Antunes