[GTER] Airfiber da Ubiquiti

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Mar 14 11:07:42 -03 2013

On Thu, 14 Mar 2013, Rubens Kuhl wrote:

> Existe mercado para um produto nesse alcance. A SAF tem um rádio chamado
> "FreeMile" exatamente por ele ter esse alcance de uma milha (1.6km). O
> cálculo que fiz para AirFiber no Brasil deu em números mais precisos 1.7km.
>
> Os rádios de última milha (literalmente) tem sim um forte concorrente
> atualmente: a fibra óptica. Nessa distância o custo de construção ainda é
> comparável.

pois é, me parece que o modo com que a faixa de 24GHz foi liberada
praticamente a tornou inútil. entendo que deveriam ter seguido aí o modelo
americano e não o europeu. será que é permitido aumentar o ganho
geométrico, possivelmente usando pratos enormes e arranjando muita sarna
para se coçar na hora de alinhar as antenas?