[GTER] Edge Router Lite 3

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Mar 11 13:53:27 -03 2013

Mas pense justamente no cenário que você comentou:

>    "inclusive porque já existe um equipamento
>    muito barato que faz isso chamado switch."
> Empresa com malha L2 formanda, e multiplas vlans chegando via Trunk 802.1q
> num cara desses.
>

> Do que eu pude entender, o encaminhamento L3 estaria Off-Load e seria muito
> performático.
> Mas como está taggeado, todos os pacotes tem que ir para CPU para tratar o
> 802.1Q.

L3 com SVIs VLANs ainda é L3... a UBNT reconhece isso como algo a corrigir
no produto. Mas bridging, de tráfego taggeado ou não, é algo que eles não
parecem interessados em acelerar.

> Aí surgem os discidentes de MK e lançam:
> "AAA, mas é só trazer vários cabos do switch e colocar cada Vlan em uma
> porta..."

A ERL-3 só tem 3 portas, então vai precisar de uma pilha delas... ;-)

> Baita gambiarra não acham?

Ainda sim, essa gambiarra é altamente performática... ;-)

> E se forem 50 ou 60 Vlans?

... só tem um pequeno problema de escalabilidade.

Rubens