[GTER] Roteador ou Switch L3

Vicente De Luca vdeluca at comp.ufla.br
Fri Mar 1 12:23:15 -03 2013

my 2 cents:

No caso de optar por switches layer3, acredito que deve ser levado em conta, a depender do volume de tráfego, o oversubscription nas ASICs do switch.

A depender do modelo / linecard, voce pode ter oversubscription nas portas.

Exemplo:
A linha catalyst 4500 da cisco é voltada para conexão de desktops, pois possui um oversubscription de 8:1, ou seja, a cada 8 portas vc compartilha 1 gigabit.
Isso dá um volume agregado de 6GB por linecard de 48 portas.

Já a linha 4500E, possui oversubscription de 2:1, ou 24 GB por linecard.

A especificação do switch L3, a depender da arquitetura e volume de tráfego, deve levar em conta essa característica.

Abs,

vdeluca