[GTER] Gestão de tráfego FTTH

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Thu Jun 27 22:48:41 -03 2013

No meu ponto de vista não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo.
Acredito que pode ser necessário não apenas uma mais um conjunto de
ferramentas ou recursos para dar mais segurança ao que você e muitos de nós
queremos e precisamos fazer.

Olhando para o lado prático, acredito que vale a pena uma experiência com
franquia, porém nada que vai penalizar os clientes logo de imediato. Essa
experiência seria feita no primeiro momento para você conhecer melhor o
perfil de utilização dos seus clientes e com base nisso tentar encontrar os
números ideais para aqueles que utilizam de forma racional o serviço
contratado.
Pode ser que você chegue a franquias de 50G, 100G, acho que vai depender do
plano e do perfil de utilização dos clientes.
Se você já usa radius esse levantamento não é muito difícil de ser feito.

Depois você pensa nas medidas a serem adotadas quando um cliente atingir o
limite contratado, por exemplo, reduzir a velocidade, limitar o número de
conexões, cobrar pelo tráfego excedente, emitir avisos, etc...

Por outro lado, concordo que o melhor seria se não houvesse franquia.