[GTER] Router para novo ISP

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Sun Jun 23 12:18:20 -03 2013

abaixo...

From: Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <
gter at eng.registro.br>
Date: Sat, 22 Jun 2013 14:41:44 -0300
Subject: Re: [GTER] Router para novo ISP
Em 21 de junho de 2013 00:23, Felipe Trevisan <fetrevisan at gmail.com>
escreveu:

> Caros, gostaria de suas opinioes e dicas para a questao abaixo.
>
> Para um ISP que esta comecando, e considerando que toda a sua rede interna
> seja entregue em uma unica porta, em uma unica VLAN:

R: Desaconselho essa abordagem.

O cenario é o de um provedor que nao precisaria se preocupar com rede de
distribuicao ou de acesso, pois estaria usando uma rede compartilhada.
O provedor, ao participar desta rede, recebe uma VLAN para oferecer seus
servicos por dentro dela e a unica rede sob sua responsabilidade seria a
rede backbone, de interconexao com a internet e a adminsitracao dos
usuarios.
Esta VLAN é entregue, inicialmente em apenas uma porta, podendo ser
expandida para quantas portas o provedor quiser, em quantos pontos de
interconexao ele conseguir alcancar.

> - Poderia comecar com uma conexao PTT e outra de transito e um roteamento
> simples (Esta no PTT, vai pelo link PTT, nao esta, vai pro transito)?

R:Para se conectar no PTT precisa ser ASN ou contratar uma operadora que
esteja conectada no PTT.
Se tiver pelo menos 256 ips justificaveis obter ASN não é dificil, contudo
não é um investimento baixo.

Sim, considerando que seja ASN. Quis dizer que nao tera roteamentos
complexos para fazer, somente buscar o conteudo no PTT, e caso nao esteja
la, sair pelo(s) transito(s) normalmente.
De qualquer maneira o custo para um ISP pequeno é de 1850 reais iniciais
mais o mesmo valor por ano.
http://registro.br/provedor/numeracao/custos.html

> - Que equipamento usar?

R: Qual a sua experiência quanto a equipamentos ? se é pouco ou limitada
aconselho obter uma consultoria, Renato Frederick, Rubens Kurl e o Luiz
Gustavo ( FUG-BR ) poderá lhe ajudar.

Temos gente com experiencia no time. Queria ouvir outras opinioes sobre o
assunto.
A pergunta basica é qual o menor equipamento e qual seu limite. Sei que a
pergunta depende de varias alternativas para poder ser respondida.
Um switch L3 com BGP e com capacidade para por exemplo, 4 Gbps de
throughput, poderia dar conta de rede interna com 2 gb, saindo por duas
portas de transito de 1 gb/cada?

> - Qual a capacidade de trafego que pode gerenciar? Quando este equipamento
> deverá ser substituido?

R: Somente mediante as respostas da pergunta anterior é possivel responder
esta.

Considerando a resposta anterior.

Abs,

> Obrigado,