[GTER] Gestão de tráfego FTTH

Eng. Fabio Roberto ipsolon2005 at gmail.com
Fri Jun 21 08:53:01 -03 2013

Tenho rede GPON FTTh há bastante tempo e faço o seguinte aqui:

Uso um controle básico no sistema GPON para Download e Upload, por ex.,
dois planos um com 100Mbps e outro com 1000Mbps. Com isso o usuário
usará o mais adequado dentro do seu link contratado, por ex., se o
usuário contratar 50Mbps vc atribuir o profile de 100Mbps, Nesse profile
de 100Mbps, o link minimo é 10Mbps e o máximo 100Mbps, sendo que ele
utilizará do máximo enquanto tiver banda disponível no barramento. Ou
seja, se todos fizerem download ao mesmo tempo, então teríamos 2488Mbps
/ 64 assinantes = 38 Mbps (download) e 19 Mbps (Upload). Então o link do
usuário controlamos pelo serviço acima, como HotSpot e PPPoE, então esse
usuário com 50Mbps terá no HotSpot uma queue de 50Mbps. Fizemos dessa
forma pois periodicamente fazemos upgrade de banda para todos os
clientes e isso é uma prática normal da empresa, hoje os clientes estão
com 10Mbps mas passarão para 20Mbps. Então se eu fizesse o controle de
banda desse jeito que eu fiz, teria que realterar em cada ONT num
upgrade de banda desses.

Agora tem empresas que controlam individualmente, como a Algar por ex.,
usuário a usuário, aí é de acordo com o projeto da empresa. Espero ter
ajudado.

Att.
Fabio

Eng. Fabio Roberto