[GTER] Dificuldade com MTU

Eduardo Fontinelle eduardo at gerencianet.com.br
Wed Jun 5 13:25:29 -03 2013

Pessoal,

Gostaria de pedir ajuda aos mestres sobre um laboratório que estou fazendo
aqui. Tenho o seguinte cenário:

[pacote] -> VLAN -> VPLS -> Bridge -> VPLS -> VLAN -> [paco]

Resumidamente, se um pacote acima de um certo tamanho, ele não chega do
outro lado. Conversando com um amigo, ele já me disse que o problema é MTU.

Agora vem a minha dúvida: como calcular o MTU?

Pelo que já pesquisei, eu tenho os 1500 bytes do pacote + 4 do MPLS + 4 da
VLAN, somando 1508. Tentei alterar todas as interfaces ethernet e wireless
que contem os pacotes mpls para 1508 mas o problema persiste.

Para contornar o problema, coloquei o MTU de 1800 em todas as interfaces
envolvidas, mas não sei bem o que isso pode causar. Quanto ao cálculo do
MTU, alguém saberia me auxiliar?

Obrigado.

Att.,

*Eduardo Fontinelle*