[GTER] Lentidao no Youtube e Netflix

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Wed Jul 31 17:51:49 -03 2013

Na verdade Roberto, se você observar países como EUA e Japão o preço é
justo e a banda também.
Infelizmente no Brasil temos o famoso "custo brasil" no qual as empresas
percebendo que seus consumidores brasileiros pagam qualquer coisa que lhes
entreguem vendem produtos inferiores a preços mais altos.
Ou seja, você se conformar em pagar um plano mais barato mesmo que
"limitado" não é algo que nós devemos buscar.
Muito pelo contrário, se existe algo lá fora melhor, devemos buscar o mesmo
ou superá-los. (Claro que vai ser difícil superar os EUA)
Mas com certeza não devemos achar que aqui tudo é mais caro e por isso é
mais difícil de conseguir e por isso temos de nos conformar com isso.
Não é certo as alterações na lei do marco civil, assim como não acho certo
o que algumas operadoras tem feito com o YouTube e Netflix.
O problema é que no caso das operadoras a questão é mais complicada porque
cada uma paga seu custo para manter a infra-estrutura e transportar trafego
de outros na sua rede gera custos que muitas vezes não são interessantes.
O link com o artigo explica muito bem isso pois há muitas vezes uma tráfego
assíncrono entre quem envia dados e quem recebe, o que gera as discussões
de por que devo aumentar minha banda se é voce quem está demandando mais.
Só que o mais engraçado nisso tudo é que lá fora o custo de aumentar banda
representa 0.02% do que se fatura e mesmo assim gera uma briga dessas.
Anyway, não acho justo cobrar por "dados" trafegados.
Inclusive imagine você baixar uma ISO de links com 1GB e no final ela
estiver corrompida. ( O provedor vai creditar 1GB depois para você da sua
franquia?)
Percebe que não rola assim?