[GTER] [BGP] Anuncio por duas operadoras

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Tue Jul 30 13:54:58 -03 2013

On Tue, Jul 30, 2013, at 9:24, Ricardo Alves de Oliveira wrote:
> Olá pessoal, só mais uma dúvida
> estou com meu quagga configurado com as sessões fechadas com os routers
> e estou anunciando o meu bloco ok.
>
> Porém quando vou em algum looking glass dar uma olhada, sempre vejo
> somente um caminho
> para o meu bloco, isto é normal ?

Sim. Exceto em caso de BGP multipath, sempre será instalada (e propagada) apenas a "melhor rota".

> o correto não seria ver o bloco pelas 2 operadoras e um best path para
> alguma delas ?

Não, porque os roteadores de acesso irão propagar apenas a melhor rota (exceto em caso de multipath, que não é comum), e os LGs acabam recebendo apenas essa única rota que foi propagada.

Se o LG estiver NO roteador de acesso, você verá todas as rotas.  Se o LG tiver sessão direta com o roteador de acesso E estiver com multipath habilitado, também verá todas as rotas.  Nenhum dos casos é comum :)

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond