[GTER] Software-defined networking (SDN)

Marcio Miguel marcio.miguel+gter at gmail.com
Tue Jul 30 10:15:39 -03 2013

A utilização de servidores Intel como roteadores BGP para pequenos e médios
ISPs é um tema recorrente aqui no GTER, sempre esbarrando na capacidade de
processamento de pacotes das CPUs, IRQs, placas de rede e "tunning"de
kernel.
Uma alternativa SDN hoje existente é a junção de um servidor rodando o
RouteFlow somente com o plano de controle com um switch Openflow de baixo
custo para o plano de dados, tais com os PICA ou Datacom. Para facilitar,
já existe até um tipo de uma distribuição Linux, a Wandervecken [1], com
tudo já empacotado (Routeflow, Quagga e etc.) em um live CD.
Alguém se habilita em testar esta solução em um ambiente real ? Quem sabe
alguém da própria Datacom que acompanhe a lista ....

Abraço,
Márcio

[1]
https://docs.google.com/document/d/1r2QbRRTbq9ilpmPQSwg4MhbBTx3F5I1Jx0E4osqnsro/edit?usp=sharing