[GTER] Utilizar baterias de 48 amperes automotivas

Carlos André candrecn at hotmail.com
Tue Jul 16 18:27:29 -03 2013

Pessoas, seguinte... mesmo que vocês coloquem 100x baterias de 100Ah, não deverá "destruir" nada, desde que a VOLTAGEM de saída/entrada sejam compatíveis com o equipamento. A corrente utilizada é controlada pelo equipamento, as baterias não EMPURRAM a corrente "goela abaixo" no no-break (só se tiver em curto :P), o que não irá acontecer é colocarem mais baterias e aumentar a carga suportada pelo no-break! Um nobreak de 10kVa, vai continuar 10kVa, mesmo colocando 10x mais baterias, o que irá aumentar será a autonomia dele, PORÉM, se utilizarem o mesmo modulo de carga, etc, vai demorar MUITO para carregar todo o banco (10x mais Ah, 10x mais lento, mas é 10x mais autonomia), aí é que entra o modulo de carga externo...Exemplo (é só ilustrativo! ignorem conversão de PF, perda no cabeamento, etc):No-Break 1kVa + Bateria 10Ah = Autonomia 60 minutos / Tempo p/ carregar a bateria 120 minutos / Potência máxima (1000 watts)No-Break 10kVa + Bateria 10Ah = Autonomia 6 minutos / Tempo p/ carregar a bateria  12 minutos / Potência máxima (10000 watts)No-Break 1kVa + Bateria 100Ah = Autonomia 600 minutos / Tempo p/ carregar a bateria 1200 minutos / Potência máxima (1000 watts)No-Break 10kVa + Bateria 100Ah = Autonomia 60 minutos / Tempo p/ carregar a bateria 120 minutos / Potência máxima (10000 watts) Um nobreak de 1kVa continuará 1kVa mesmo depois de dobrar a capacidade do banco de baterias (a voltagem tem que ser a MESMA!!!). O que irá dobrar é autonomia e o tempo de carga das baterias, e dependendo do no-break talvez seja necessário rodar rotina de calibração.

Atenciosamente,

Carlos André

cand...... at hotmail.com