[GTER] MPLS GVT x OI

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sat Jul 13 12:05:13 -03 2013

Além disso(vrf) eles(Oi) usam algum tipo de tunelamento entre alguns pontos.
Os saltos normais usam geralmente até 1Oms... Em algumas regiões, do nada
aparecem saltos de 150-300ms.
Fazendo tracerts pela internet para as mesmas localidades dessas unidades
MPLS, nota-se 5-6 saltos escondidos dentro desses saltos de maior latência.
Eu "mais ou menos" identifiquei que esses saltos existem entre regiões que
usam fabricantes diferentes(cisco em RO vs alcatel no PR com apenas um
salto de 150ms).

O uso desses VRFs e túneis tem até algumas vantagens... Mais maqueiam o
cenário quando é necessário fazer algum diagnóstico. Nesse aspecto, (como
cliente) prefiro a metodologia da Embratel, que marca só o MPLS e usa IPs
válidos tanto nos saltos intermediários da nuvem, quanto no enlace PE-CPE.

/*Android told-me that this text should be at bottom.*/