[GTER] Alto fluxo de pacotes de origem msecn.net

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Fri Jul 12 11:33:37 -03 2013

Thiago,

Há uma hipótese possível que os pacotes estejam sendo destinados à IP's que
não estão configurados porém tenham rota específica para dentro da sua
rede. O next-hop por não ter a rota configurada manda novamente para o seu
router de borda, que manda novamente para ele, que manda novamente para o
seu router de borda... isso explicaria o aumento no UPLOAD. Para resolver
isso (caso esse seja o problema) coloque no seu router de borda uma rota
estática de blackhole e distância 254 para o mesmo prefixo que você anuncia
via BGP.

Em 11 de julho de 2013 13:03, Tiago <sytker at gmail.com> escreveu:

> Boa tarde a todos,
>
> Estou detectando uma situação muito incomum em um cliente (provedor
> internet). Em dados momentos, detectamos um aumento de consumo (down/up) de
> mais de 200mbps e acima de 6milhões de pacotes sempre proveniente de IPs da
> rede msecn.net (Microsoft). Estou bloqueando os IPs na borda, mas gostaria
> de saber se alguém já passou por algo parecido com esse cenário. O destino
> sempre são clientes pppoe, muitas vezes com links de 1/2mbps.
>

> A princípio imaginei ter alguma relação com cache de windows update, mas
> [...]

Rinaldo Vaz
Chefe de operações do NOC
Associação Nacional para Inclusão Digital
Tim - 083 99975736
INOC - 28135*100