[GTER] Iptv trafego multicast

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Thu Jan 31 10:17:49 -02 2013

Por que é mais complicado com a rede toda roteada? Não entendi.

Se o IPTV é um serviço seu, na minha opinião, o melhor a fazer é utilizar
transporte de multicast nativo no seu backbone, com PIM-SSM (ou com LSM se
seu core é MPLS e a infra suporta), e, idealmente, IGMPv3 no trecho PE-CE.
Como a disponibilidade de IGMPv3 costumava ser baixa em STB (acho que ainda
não mudou), vc talvez tenha que utilizar IGMPv2 neste trecho com amarração
estática ou dinâmica (ex. Via DNS) no PE. As opçōes de implementação variam
de acordo com o fabricante.

Como o Diogo mencionou, algumas operadoras preferem isolar este tráfego em
contextos distinto do global, por diversos motivos. A RFC6513 faz um bom
trabalho descrevendo as opções de implementação de multicast vpns. As
combinações são muitas, mas nem todas são suportadas. Cada vendor suporta
um conjunto de combinações. Vale conversar com seus fornecedores sobre as
opções disponíveis.

Algumas destas combinações foram descritas aqui:
http://www.nanog.org/meetings/nanog44/presentations/Sunday/McBride_iptv_N44.pdf