[GTER] SFP+ dwdm

Shine eshine at gmail.com
Thu Jan 24 13:24:40 -02 2013

Rodrigo, eu não sei dizer sobre muitas marcas, mas em se tratando da
tecnologia a diferença entre os lasers do DWDM e de Ethernet tendem a ter
diferenças quanto à qualidade da onda em distância. Mas considerando a
distância de 40 km, eu não vejo isso como sendo um fator que influencie
tanto, desde que o meio ótico esteja dentro do padrão e sem perdas
significativas.
Como o Rubens citou, a performance medida por taxa de transferência não é
uma métrica adequada para avaliar a taxa de transferência ótica, uma vez
que podem existir diversos fatores que influenciam nessa medida. Pode ser
que a queda da performance seja de qualidade da interface, fibra com
especificações de comprimento inadequadas, ou mesmo que seja um
comportamento normal dentro do perfil do tráfego. O ideal seria ter o
parâmetro do meio físico (a fibra), para depois avaliar os demais
requisitos de forma down-top, indo da camada física para ethernet. Muitos
switches possuem recursos para avaliar os efeitos do meio físico com DOM,
se o seu é compatível, talvez seja mais coerente mais ter um SFP long reach
com DOM do que um DWDM para conectar ponto-a-ponto.