[GTER] Perda de pacotes

Denis Gustavo Caria Pena denispena at gmail.com
Thu Jan 10 15:03:08 -02 2013

Bruno,

Algumas considerações/sugestões que podem ajudar na identificação do
problema:

1 - O fato de nao ter STP habilitado nao afasta a chance de loop, pelo
contrário, sua rede fica mais vulnerável a este tipo de problema (que é
muito comum)
2 - Alto índice de processamento em switches L2 geralmente são sintomas de
loop ou algum tipo de ataque DoS
3 - Procure por alterações recentes na rede e comece a investigação por lá
(switches recém instalados na rede, remanejados de lugar, etc.)
4 - Se você tiver um syslog centralizado, aponte os logs dos switches para
ele, isso facilita a análise e identificação do problema
5 - Em momentos em que o problema está acontecendo avalie a possibilidade
de desconectar alguns uplinks (um de cada vez) para verificar se o problema
para. Se por acaso desconectar um uplink e o problema parar na hora, inicie
a investigação por lá.
6 - Embora seja muito trabalhoso, sugiro que implante o STP em sua rede

[ ]´s

2013/1/10 Lista <lista.gter at gmail.com>

> Algumas considerações, esse problema está ocorrendo em todo horario ou em é
> variado hora sim e hora não?
> Como o Shine falou, foi colocado algo de novo antes desse problema começar?
> Vc mantém gerencia via SNMP desse equipamento, se sim analise os graficos
> no que ocorre no momento da perda, e consumo de CPU do switch. se o seu
> trafego for de 80Mbp/s conforme eu entendi 50% está alto de mais(porém não
> conheço os datacom), veja os drop que ele possa dar nas interfaces, outra
> coisa essa perda ocorre na vlan de gerência também, se ocorrer é Loop que
> [...]

" A vitória, todavia, nem sempre é de quem se empenha mais, assim como a
derrota nem
  sempre é do arrogante. O imponderável, algo além das forças humanas, tem
parte nesse jogo.
  Isso é normal num duelo e faz parte do cotidiano de um guerreiro. "   (
宮本武蔵 )

Denis Gustavo Caria Pena
Eng. Eletricista
Tel : 31- 9404 - 0302