[GTER] Identificar queda acesso metro (sem pings)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jan 9 18:03:56 -02 2013

> estou deparando com alguns problemas relacionados a quedas de enlaces
> metro. As interfaces gigabit x/x/x.yy são alimentadas eletricamente
> pelos conversores metro e o status é de "up up" mesmo que não há
> conectividade com outro ponto.

Isso em geral pode ser configurado nos conversores: ele derrubar a
interface elétrica no caso de perda de sinal óptico. Link Failure
Propagation é um dos nomes para isso, mas eu nunca vi mais de um
fabricante usar o mesmo para descrever esse recurso...

> Existe alguma técnica para identificar essa anomalia e colocar a
> sub-int vlan em "down down"? Forçar uma situação nas sub-interfaces
> vlans para registrar via sistema de monitoramento snmp.

Ethernet OAM e/ou Ethernet EFM fault detection indication, recurso
presente em versões bem recentes.

Rubens