[GTER] Embratel parou de comercializar serviços de dados?!

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Mon Jan 7 11:07:39 -02 2013

Tenho amigos de lá que me disseram que a rede da Embratel está tendo a
prioridade de atender a a Claro. O que parece muito plausível já que
demanda por acesso (3G/TV) está aumentando significativamente, e se a Claro
usa a rede de dados para esses acessos como faz a Tim, vai ter um ano de
superioridade novamente com relação ao 3G Tim, já que está se preocupando
em garantir espaço na rede.

Reforço que vai ser um ano difícil para os provedores de acesso. Minha
recomendação para esse ano é rever os planos de aderir ao maior número
possível de pontos de troca. A grande maioria do volume atualmente se
concentra em São Paulo, obviamente por causa dos grandes geradores de
conteúdo como o Google. Se os outros PIXes regionais tiverem uma quantidade
justificável além de estrutura física+link é possível sim que o google
instale mais servidores cache.

Em outro ponto digo que os olhares (principalmente dos provedores do
Nordeste) devem se voltar para Fortaleza, onde temos saídas internacionais
de fornecedores que não tem interesse (pelo menos por enquanto) no mercado
de clientes finais de acesso. Se alguma iniciativa (digo não TELE's) for
capaz de criar uma rede que ligue o Nordeste ao PTT de Fortaleza e esse
transporte seja viável, haverá mais força contra a iniciativa das teles em
tomar o mercado de clientes residenciais dos provedores locais.

A ANID está trabalhando em uma rede desse porte em 2013, onde possamos
transportar por um preço justo os provedores aos pontos de troca do
Nordeste. Atualmente, nossa rede própria conseguiu fechar 2012 do PTT Natal
até o PTT-Recife, e o nosso grande desafio em 2013 será chegar até o PTT
Fortaleza da maneira mais importante: Sem depender de TIM, OI, EMBRATEL ou
qualquer outra tele.

Em 4 de janeiro de 2013 14:01, Kurt Kraut <listas at kurtkraut.net> escreveu:

> Olá,
>

> Acabei de ligar para 0800 721 21 09 para pedir cotação de link dedicado da
> Embratel e para meu espanto, a atendente ao telefone disse que devido a
> planos de expansão da Embratel, nenhum serviço de dados (Primelink, Lan 2
> Lan, MPLS etc.) está sendo comercializado e sem previsão de retorno. Sequer
> quiseram tomar nota dos meus dados para posterior contato.
>
> Isso procede ou fui atendido por alguém que entendeu errado algum
> comunicado interno da empresa?
>
> Abraços,
>
> Kurt Kraut

Rinaldo Vaz
Chefe de operações do NOC
Associação Nacional para Inclusão Digital
Tim - 083 99975736
INOC - 28135*100