[GTER] SNMP não incrementa estatísticas de descarte de pacotes

Shine eshine at gmail.com
Wed Jan 2 16:19:56 -02 2013

Antes de partir para algo muito trabalhoso e radical como compilar e
reinstalar o net-snmp, acho que valeria a pena depurar mais o problema.
Pela saída, não há errors, acho que dificilmente será um problema
relacionado com interface física. E se não estiver relacionado com
interface física, então o snmp não irá informar essa estatística de erro de
rede... pq não se trata de um erro de rede.
Mesmo que não exista suporte ao MSI-X, o driver do chipset tem que tratar
isso para não ir para a camada superior como um erro.

Drop é muito genérico. Vc pode ter diversas causas que não sejam erros
físicos da interface. Por exemplo, eu sugeri que vc visse o IPDiscards, pq
se fosse um pacote para lá roteado por engano, encaminhado por alguma rota
estática errada, ele passaria pelo driver e tudo o mais sem problema, mas
como não há rota para ele (dizendo que esse servidor não tenha uma rota
default), o servidor simplesmente descartaria e incrementaria o IPDiscards.
Mas podem haver outras causas, desde filtros, descarte de outros tipos de
pacotes.

Vc poderia tentar classificar melhor esses descartes, tvz algo como um
ethtool, por exemplo. Ou partir para um TCPdump/snoop/etc e ver se acha
algum pacote que possa gerar algum descarte. Com uma mostragem de 1 minuto,
vc pode achar algum comportamento que justifique os 100 descartes.

Abs,